top of page
Luzia Baruque Kirche
Nascida em 15 de maio de 1925, é uma dos 15 filhos que tiveram Calil Baruque e Bárbara Zacarias Baruque. De família tradicional na cidade de Santa Bárbara, Luzia morava no centro da cidade na rua XV de Novembro.
Seu pai era um dos poucos comerciantes na cidade, provedor de alimentos e roupas para as famílias que viviam ali e trabalhavam na usina.
Era de uma família trabalhadora e realizou seus estudos do curso primário no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, indo posteriormente para Campinas, para cursar o ginásio no Colégio Campineiro.
Formou-se professora e atuou em Santa Bárbara, tanto como professora como inspetora de alunos na escola Emílio Romi, depois também como professora na Escola Industrial, na cidade de Piracicaba.
Nesse ínterim, conheceu José Ribamar Kirche, Cirurgião Dentista e depois de algum tempo de namoro, casaram-se no dia 21 de Dezembro de 1947 e tiveram um único filho, José Ribamar Kirche Filho.
Segundo relato do melhor amigo de José Ribamar Kirche Filho, Oswaldo Pezzato Junior, Luzia Baruque além de ser uma mulher muito elegante, bonita, era uma mãe muito dócil para com seu filho.
Participava de todos os eventos sociais da cidade como bazares beneficentes, carnavais, Rotary Clube, Concurso da mulher mais elegante da cidade. Como mãe, era a muito carinhosa, principalmente com o filho, o qual sempre era agraciado com a presença da mãe trazendo-lhe seu lanche na escola.
Conforme o senhor Jair Murbach, morador de Santa Bárbara, Luzia participou com seu esposo e algumas pessoas da cidade de uma excursão para Foz do Iguaçu, em 04 de Junho de 1972. Foi nesta excursão que Luzia sente-se mal, com fortes dores na cabeça; chega a ser socorrida e nem aproveita o passeio. Quando retorna para a cidade, é internada às pressas no hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, pois obteve um aneurisma cerebral. Luzia, que tinha 47 anos, não resistiu e acabou falecendo na mesa de cirurgia, no dia 15 de Junho de 1972.
A família sempre esteve presente em todos estes momentos, inclusive o melhor amigo de José Ribamar Kirche Filho, que mal acabara de iniciar a Faculdade de Medicina em Minas Gerais.
Formatura do Colégio Campineiro
Luzia Baruque, José Ribamar Kirche e o filho.
Luzia Baruque e José Ribamar Kirche Filho.
bottom of page